segunda-feira, 17 de setembro de 2007

QUEM APRENDE MINHA LIÇÃO COMPLETA? (Walt Whitman)

Quem aprende minha lição completa?
Patrão, diarista, aprendiz, homem de igreja ou ateu,
o estúpido e o sábio pensador pais e rebentos,
mercador, amanuense, carregador e freguês,
editor, autor, artista, colegial
- cheguem perto e comecem:
não é lição nenhuma, apenas põe abaixo
os empecilhos a uma boa lição,
e essa aos de outra, e cada uma a cada outra.

As grandes leis se acatam e cumprem sem discussão
- e do mesmo estilo eu sou, porque delas sou amigo:
amo-as umas pelas outras,
não me detenho fazendo salamaleques.

Deito-me absorto e escuto
lindas histórias de coisas
e razões de ser das coisas
- são tão bonitas que me cutuco a escutar.

Não sei dizer a qualquer pessoas o que escuto,
nem sei dizer a mim mesmo: é maravilha demais.

Não é pouco este globo deliciosa e redondo
a se mover exatamente em sua órbita
de sempre para sempre
sem tropeço ou falseio de fração de segundo:
não creio que ele tenha sido feito
em seis dias ou dez milhares de anos
ou dez bilhões de anos,
nem planejado e construído coisa por coisa
assim como um arquiteto planeja e constrói a casa.

Não creio que setenta anos sejam
o tempo de um homem ou uma mulher,
nem sejam setenta milhões de anos
o tempo de um homem ou uma mulher,
nem que possa jamais conter-se em anos
a existência da minha ou de qualquer pessoa.

Maravilhoso que eu deva ser imortal?
Pois todos são imortais.
Bem sei que é maravilhoso, mas
a visão em meus olhos
é igualmente maravilhosa,
e o modo pelo qual fui concebido
no ventre de minha mãe
é igualmente maravilhoso,
e como de bebê passei à fase do engatinhar
num par de verões e invernos até andar
e falar - tudo isso é igualmente
maravilhoso.

E que minha alma neste instante abrace
a vocês todos e nos sintamos
afeiçoados sem nos termos visto
um ao outro jamais, e talvez nunca
nos voltemos a ver - tudo o que há nisso
é igualmente maravilhoso.

E que eu consiga pensar semelhantes pensamentos
é também maravilhoso,
e que eu consiga transmiti-los a vocês
e vocês pensaram neles e os acharem verdadeiros,
isso também é maravilhoso.

E que a Lua gravite em torno à Terra
e com a Terra siga gravitando
também é maravilhoso,
e que as duas se equilibrem com o Sol e as estrelas
é igualmente maravilhoso.


Tradução de Geir Campos
REGATOS DE OUTONO
(Folhas Soltas)

Nenhum comentário: